Mas o que é Teleatendimento???

Mas o que é Teleatendimento???

A sociedade moderna é a sociedade da internet, da virtualização e agora também do teleatendimento, mas o que realmente é isso.

O teleatendimento é um recurso que permite que paciente e profissional da área da saúde fiquem próximos mesmo que exista a distância física, mas isso não importa quando a porta de casa é a Internet.

Esse é um conceito que já é utilizado em muitos países e agora começou a ganhar forças no Brasil, pela praticidade em aproximar as pessoas e também os serviços de orientação técnica.

As vezes o nosso paciente de estética tem dificuldade em vir muitas vezes na clínica ou em conseguir casar o horário dele com o do profissional, uma maneira de diminuir essa barreira é adaptar o atendimento para que ele seja semipresencial, ou até mesmo totalmente a distância, dependendo da modalidade terapêutica.

Mas precisamos entender que o conceito é coisa séria e não é feito sem preparo profissional ou mesmo ferramentas que permitam um acompanhamento válido do paciente, mesmo de maneira remota.

A primeira coisa que precisamos contextualizar aqui é que promover um tele atendimento não é o mesmo que fazer uma teleconferência.

Uma teleconferência é uma reunião a distância, as pessoas conversam, discutem temas, entendem propostas, mas isso pode ser pouco quando o assunto é saúde e estética, neste caso o profissional precisa de um suporte de informações que lhe permita ir muito mais a fundo no entendimento da disfunção estética e como ele pode indicar algo para o tratamento.

A partir daí veremos alguns novos termos, que precisam ser muito bem aplicados para gerar bons resultados.

Teleatendimento: o teleatendimento é o primeiro passo de tudo, ele vai ficar no lugar da nossa avaliação clínica preliminar, mas lembre-se aqui é coisa séria então não é só dar um oi virtual, o teleatendimento somente dever ser agendado depois que o interessado preencher a ficha de anamnese, enviar as fotos padronizadas da região que ele quer tratar, enviar as informações complementares como exames ou mesmo os questionários de avaliação clínica qualificada, pois o profissional precisa estudar o caso para transformar a conversar virtual em uma ferramenta tão assertiva quanto seria a anamnese normal e o exame clínico. Durante a vídeo chamada o profissional entenderá mais sobre as necessidades do paciente e das suas queixas estéticas e o subdividirá em um grupo específico de tratamento frente a complexidade do caso.

Baixa complexidade: o paciente pode ser tratado de forma remota à distância, ele precisa de suporte de orientação com relação ao correto uso de produtos, orientação em relação a condutas e hábitos, personalização de formulações e estabelecer como aferir a evolução do quadro, este paciente pode ser tratado totalmente remoto. Como exemplos de tratamentos podem sugerir os tratamentos clareadores, tratamento para controle da oleosidade e tratamento antiage.

Média complexidade: o paciente pode ser tratado à distância, mas em algum ponto do tratamento ele precisara do atendimento presencial, este paciente pode fazer o pré e pós tratamento remoto mas o coração do tratamento deverá ser feito na clínica após confirmação presencial do estimado de forma remota, por exemplo um microagulhamento, uma toxina botulínica e a limpeza de pele com extração.

Alta complexidade: só se consegue fechar a indicação clínica após a confirmação presencial, por exemplo, uma harmonização para fechar o total de volumes de preenchimento, técnicas de fios de sustentação. O que se pode fazer é iniciar os cuidados gerais e confirmar algo mais específico após o exame clínica presencial.

Após esta etapa o profissional começa a elaborar a teleorientação, ou seja, a descrição do tratamento e como o paciente vai realizar ele para atingir os objetivos.

A próxima etapa são os acompanhamentos, assim que receber os produtos é legal abrir outro teleatendiemento para acompanhar o correto uso dos produtos, tirar dúvidas e já iniciar o teleacompanhamento.

Vocês viram como é bem mais completinho do que só abrir a telinha e dar um oi, pois é galerinha a coisa é séria, se aprimorem pois esta é uma da tendência do futuro da estética, mas como eu sempre dou uma forcinha para vocês preparei um vídeo-book com 10 Dicas para potencializar a sua estética com a Internet, vale entrar no link para conferir.

Rafael Ferreira

Descrição: Comissão aprova regulamentação do trabalho em telemarketing e ...

Deixe uma resposta